Outros temas Uncategorized

Crianças e práticas antirracistas

(*) Papo de Pracinha

texto_proprio Como sua criança reage quando é tratada assim:  “não sou mais seu amigo,  você  não vai na minha festa”,  ou ainda “não quero brincar com você“? Certamente, sente dor e tristeza pela ameaça de exclusão e de isolamento.

Pois é, todas as pessoas precisam se sentir amadas e viver “assentadas emocionalmente” em sentimento de pertencimento a grupos variados: na família, na escola, na rua onde moram etc.

Crianças brancas e negras sentem dores, medos e ameaças desde cedo, mas às negras associa-se uma impregnação histórica de preconceito e racismo. Com palavras, na maioria das  situações e, sempre, com o olhar de um outro que se julga superior, elas se sentem excluídas e à margem, apenas pela cor da sua pele e isso fere sua alma, sua vida, sua auto-estima.

A elas, fica restrito o direito de “ser quem são”.  Ser negra é visto como um defeito, à despeito do que de fato importa, o “ser humano”, com toda a complexidade que isso implica.

Por isso tudo, é importante conversar com as crianças sobre as diferenças e o respeito a elas, chamar atenção delas sobre as marcas firmes das africanidades em todos os brasileiros,  mais diretamente sobre as pessoas negras.

Essa questão precisa estar na pauta das famílias de todas as cores de pele, em especial nas de pele branca, para ampliar as “humanidades”, pondo fim ao racismo e ao preconceito.

Pensamos que, nas famílias formadas por negros, esse assunto seja mais frequente por sentirem “na pele” tudo o que sabemos falar, entender e lutar contra, mas que não é parte da vivência como população branca.

Os adultos precisam estabelecer  um canal de comunicação antirracista, usual, permanente com suas crianças e devem ser, também, modelos vivos, firmes, de práticas  antirracistas.

(*) Angela Borba e Maria Inês Delorme

0 comentário em “Crianças e práticas antirracistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: