Outros temas Uncategorized

“Agora é hora de investir no conteúdo humano” Andrea Serpa

Hoje compartilhamos o texto de Andrea Serpa, professora da UFF, sobre esse momento tão difícil que estamos vivendo e que traz tantas perguntas. Uma delas é sobre a escolaridade e o receio que algumas mães têm de que a criança ”atrase” o aprendizado. Será mesmo que precisa ter essa preocupação?


 

Texto de Andréa Serpa em 20/03/2020.

Fico pensando se as famílias dessas 3.400 pessoas, que sequer irão poder enterrar seus mortos, ou as 33 mil famílias infectadas estão preocupada com o “ano letivo”, com o “dever de casa”.

Sou professora. Trabalhei com Educação a vida inteira. Acredito na importância da Educação. Mas sinceramente? É preciso dimensionar a importância das coisas em cada momento.

As crianças estão confusas, assustadas, angustiadas, apreensivas tanto quanto nós, as vezes mais, porque as pequenas não compreendem bem tudo que está passando.

País classe média preocupadíssimos com “conteúdo escolar”, agora é hora de investir no “conteúdo humano”. Cozinhe com elas, arrume a casa com elas, ensine-as sobre higiene e cuidado. Cante com elas, conte histórias, faça pipoca e compartilhe desenhos e filmes, converse sobre eles, leiam juntos, rezem juntos…

Aproveite para conhecer seu filho. Saber o que sente, o que pensa, quem é essa pessoinha que você leva e traz da escola, natação, balé, inglês…

Mostre fotos antigas de sua infância. Deixe que elas conheçam a história de quem é esse adulto que as leva e traz!
Existem muito “conteúdos” que podemos aproveitar para desenvolver nesse período de crise e reclusão essenciais para a formação desse ser humano. Conteúdos que andam bem negligenciados.

Pode deixar que depois ensinaremos a eles as frações, expressões numéricas, pronomes e orações subordinadas adversativas – como se deve e não nessa farsa à distância – e ele seguirá o curso normal de sua vida.

Daqui alguns anos você vai lembrar da pandemia, da quarentena, da insegurança da angústia. Mas seu filho poderá se lembrar como o melhor tempo que passei com meus pais! Depende de você.

Andréa Serpa

7 comentários em ““Agora é hora de investir no conteúdo humano” Andrea Serpa

  1. Amei e concordo plenamente.

    Curtir

  2. jussara Eugenio Soares

    Excelente!

    Curtir

  3. Simone

    Muito bom ! Mas sabemos que ninguém quer saber disso né. Transferem para a escola tudo. Inclusive a educação dois filhos. Agem assim em igrejas também. Educar dar trabalho dim, mas é prazeroso ver seu filho adulto saudável ❤️

    Curtir

  4. Eliane de Sousa Ferreira

    Nossa! Hoje esse texto veio de encontro com uma conversa com um colega trabalho. Sobre a importância de estar e ser presente na vida da nossa sementinha… Lindo texto, parabéns!!!

    Curtir

  5. Vânia

    Muito bom! Concordo plenamente!

    Curtir

  6. Leni Ribeiro Ribeiro

    Vejo por este lado, estamos tendo uma oportunidade única de se afectar com cada detalhe singular no crescimento de nossos filhos, transmita seus melhores valores na simplicidade de um lar, desde preparar uma comida junta a organizar a casa. Se aprendemos a arrumar e harmonizar nossa casa com certeza quando sairmos la fora não existira tempo perdido e sim tempo ganho com mestria.

    Curtir

  7. neusa santos gaspar

    Realmente o que tenho visto é país e filhos angustiados e preocupados com resultados de uma educação a distância caquética, que deveria ser jogada no mar do esquecimento, porque as crianças tem dificuldade de entender e os pais sequer sabem para ajudar, sobretudo na rede pública, mas também é indigno a invenção repentina da rede privada que sequer consegue estruturar suas aulas online, as crianças se perdem, desestimula, distância do gosto pelo aprendizado…responsabilidades, exigências pré estabelecida da pior forma possível, drenando alegria das crianças.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: