Brincadeira Dia-a-dia Uncategorized

Não fazer nada pode ser um bom programa de férias.

(*) Papo de Pracinha

texto_proprio.png Crianças de férias, o que fazer? Encher os dias das crianças com atividades, criando outra agenda para elas nas férias? Colônia de férias? Qual? Na própria escola? Em outros espaços, que ofereçam propostas diferenciadas do que ela já conhece e vivencia no seu cotidiano?

Já pensaram em incluir nas férias das crianças “não fazer nada”? Voltemos o olhar para nós mesmos, adultos, e lembremos do prazer que nos invade a sensação de acordar e não ter compromissos nas férias? Ficar de preguiça, fazendo o que der na telha, relaxando, descansando da vida agitada e cada vez mais agendada que vivemos…. Como é gostoso! As crianças também precisam disso! Deixá-las mais soltas,  usufruindo de tempo para brincar, dormir, relaxar, escolher o que fazer e onde ir (dentro do possível), pode ser muito bom e revigorante para elas. As crianças também têm necessidade de descansar da agenda lotada em que vivem, tão regulada pelos horários de escola e demais atividades!

Sabemos que nem sempre isso é possível, pois muitas vezes as famílias não podem usufruir de férias no mesmo período que os filhos, necessitando recorrer, de acordo com suas possibilidades, às colônias de férias. Se for esse o caso, que tal então pensar em alternativas que ofereçam o que elas não têm no seu cotidiano, como por exemplo, mais contato com a natureza e/ou atividades expressivas e artísticas,  a arte circense, entre outras possibilidades? Pode ser uma boa experiência para as crianças!

Mas quem puder, antes de criar a uma agenda das férias dos pequenos, inclua o “não fazer nada”. Com certeza as crianças criarão muitas coisas nesse espaço/tempo livre da sua vida. Quem já ouviu falara de ócio criativo?

 

(*) Maria Inês Delorme e Angela Borba

2 comentários em “Não fazer nada pode ser um bom programa de férias.

  1. Marcos Ozorio

    quando “cansar” de não fazer nada ou quando “cansar de descansar” que tal ler um livro??

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: