Outros temas Uncategorized

“The CryTranslator”, um aplicativo que promete identificar o motivo do choro do seu bebê: você usaria?

(*) Papo de Pracinha

texto_proprio Hoje não faltam aplicativos, técnicas e manuais explicativos no intuito de apoiar/ensinar pais de primeira viagem a administrar os cuidados com seus bebês em relação ao sono, banho, rotina, alimentação, entre outros aspectos. Num mundo que cria, cada vez mais, a necessidade de obtermos informações e respostas rápidas para as nossas questões, não é de se estranhar a velocidade com que surgem novos aplicativos prometendo soluções rápidas e eficazes às dúvidas que afligem os adultos no exercício da maternidade/paternidade.

Mas vamos refletir um pouco mais sobre isso?

Quando nasce um filho, nasce também um pai, uma mãe. Assim como a criança vai aprendendo a viver e a ser nas relações que estabelece com os outros e com as coisas no seu entorno, sobretudo na relação com seus pais, estes também vão aprendendo a ser pai/mãe na relação com seu bebê. Muitas dúvidas, angústias e inseguranças surgem, e são inevitáveis! Fazem parte do mistério da vida, do desconhecido. Constituem aquilo que nos impulsiona a criar soluções próprias, aprender a ser pai, mãe, amar e conhecer o seu filho ou filha.

Para obter respostas às muitas questões que surgem nesse contexto, é compreensível que os pais recorram aos conhecimentos disponíveis, uns mais, outros menos confiáveis, nos livros, sites na internet sobre maternidade/paternidade, grupos de whatsapp e, também, às ferramentas encontradas nos inúmeros aplicativos já existentes, que oferecem , por exemplo, sons para acalmar os bebês e fazê-los dormir, passo a passo de técnicas de massagens, historinhas para distrair das crianças, etc. O The CryTranslator é um desses apps e promete identificar o choro das crianças em apenas 10 segundos! “Nossa, que maravilha se eu tivesse esse app”, diria um pai que passou a noite tentando acalmar o seu bebê, que não parou de chorar por 2 horas seguidas na madrugada!

Este aplicativo foi criado após estudo realizado por dois pesquisadores da Universidade de Taiwan, que analisaram e compararam 200.000 choros de 100 crianças, a partir de suas características e dos motivos identificados pelos pais, formando então a base de dados do software. Criado há cerca de 10 anos, o aplicativo usa uma tecnologia para identificar os motivos do choro: fome, sono, desconforto, estresse, chateação. Para usá-lo, basta colocar o smartphone próximo ao bebê e clicar em start, garantindo uma eficácia, segundo seus criadores, de 96%.

Você confiaria nos resultados desse aplicativo? Usaria? Já usou? Sim, não, por quê?

 

(*) Autoras: Angela Meyer Borba e Maria Inês de C. Delorme

1 comentário em ““The CryTranslator”, um aplicativo que promete identificar o motivo do choro do seu bebê: você usaria?

  1. Pingback: Qual o melhor “crytranslator”: um aplicativo ou a sensibilidade da mãe, pai ou cuidador do bebê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: