Outros temas Uncategorized

Como escolher os presentes de Natal para as crianças?

(*) Papo de Pracinha

texto_proprio Aproxima-se o Natal e o clima de festa já se mostra presente em diferentes espaços, com árvores de natal coloridas, luzes, e a figura do Papai Noel em vermelho e branco, anunciando para as crianças que tem presente vindo por aí.

Mesmo em tempos de crise, em um ano que não foi nada fácil para nós brasileiros, o clima das festas de Natal e de final de ano, independente das nossas crenças e religiões, nos convida a refletir sobre os valores de amor, solidariedade, fraternidade, família, harmonia, renovação e cuidados com nosso planeta.

O presente é um símbolo importante dessa festa, simbolizando muitos desses valores. E lembrar disso junto às crianças é muito importante para, de alguma forma, quebrar ou pelo menos minimizar o espírito de consumo que atravessa o nosso Natal, sem pedir licença.

Desse modo, como já sugerimos outras vezes aqui no Papo de Pracinha, além da conversa com as crianças sobre o que é o Natal, sua história e valores, vale envolve-las em algumas ações, como: promover/participar de troca-troca de brinquedos, montar oficinas de criação de presentes com objetos/materiais simples (como porta-retratos com palitos de sorvete, confecção de pães gostosos, biscoitos, fantasias etc.); distribuição de roupas, alimentos e brinquedos para outras crianças etc.

Mas, voltando aos presentes, muitas vezes os adultos têm dificuldade em escolhê-los, não apenas em razão do quesito “valor”, que precisa ser considerado, mas também a partir do desejo de agradar e de poder ver o sorriso da criança que irá recebê-lo.

Claro que vale aquele brinquedo tão desejado pela criança e pedido na sua cartinha de Natal, como por exemplo o mais novo personagem da turma x ou aquele patinete igual ao do amigo, entre outras tantas possibilidades, desde que seja dentro do orçamento familiar. É importante também ter uma medida e cuidar para que o exagero e a abundância não encubram os princípios educativos de uma vida voltada para a paz, o amor ao próximo, a solidariedade, a fraternidade e a sustentabilidade.

Mas podemos também pensar em brinquedos que fujam àqueles que são típicos do mercado de brinquedos infantis. O brinquedo não precisa ser caro nem ter “marca”  para agradar às crianças. Mas precisam atender a alguns princípios.

O que considerar nessa escolha?

Nossa experiência nos eventos do Papo de Pracinha, no Bora Lá: brincar na cidade, diz que as crianças se divertem, e muito, com materiais simples, desde que a brincadeira for temperada com muita  liberdade e imaginação!

Para apoiar quem quiser optar por um presente mais criativo, pensamos em algumas perguntas que podemos fazer na hora de escolher um brinquedo:

  • Convida a criança a brincar, atraindo a curiosidade e incentivando a sua ação e exploração?
  • Permite um uso criativo, guiado pela liberdade de brincar? Ou, ao contrário, limita a ação da criança por meio da sua forma e proposta fechada?
  • Provoca a imaginação da criança, permitindo que ela crie diferentes brincadeiras?
  • Favorece a brincadeira entre as crianças?
  • É durável (e não descartável, como muitos brinquedos do mercado), não apenas por ter qualidade em relação ao material e modo de produção,mas também por poder se transformar junto com a criança e seus interesses?
  • Sai da lógica do consumo, do must have, “tem que ter”, algo que já afeta as crianças tão cedo, a partir da lógica de mercado que prevalece no mundo em que estamos vivendo?

Com certeza, muitas ideias surgirão! Há algumas lojas com boa oferta de brinquedos interessantes fora do circuito do consumo, que consideram os aspectos levantados acima. Vamos lá? Temos certeza de que as crianças ficarão felizes!

(*) Angela Meyer Borba e Maria Inês de C. Delorme

Foto: Designed by rawpixel.com / Freepik

0 comentário em “Como escolher os presentes de Natal para as crianças?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: