Brincadeira Uncategorized

Imaginação, curiosidade e ousadia: ouçam as crianças!

(*) Papo de pracinha

texto_proprio Foi com imensa alegria que nos deparamos com essa notícia recente, em 26 de abril de 2018: “Barquinho de brinquedo monitorado por crianças está viajando o mundo”.

Puxa, na mesma hora pensamos em tantas crianças de variadas idades que poderiam viver experiências simples e significativas como essa, com baixo custo. Claro, todas elas precisam de adultos sensíveis e dispostos a escutá-las, a apoiá-las e a atendê-las para a experiência acontecer. Essa e tantas outras.

Nesse caso, o custo da brincadeira não chega a se aproximar ao de um aparelho celularde preço médio. Quantas crianças de cinco anos ou mais já dispõem de um aparelho comprado por seus pais?

O barquinho é da marca “Playmobil”, altamente conhecida no Brasil, equipado com um contrapeso e com aparelhos de rastreamento que permitem que seus capitães o monitorarem de casa.

Tudo encantado e surpreendente como são as brincadeiras infantis. As crianças que ousaram ao lançar seu brinquedo ao mar chamam-se Ollie e Harry Ferguson, são irmãos e têm oito e cinco anos. O “navio” começou sua expedição em maio de 2017, na Escócia, numa missão exploratória que conta com a ajuda de outros navegadores e, quem sabe, de alguns piratas amigos. Se acontecer de alguém encontrar o barco encalhado em alguma praia deve colocá-lo de volta ao mar para que siga a sua missão. Hoje sabe-se que ele navega no Oceano Atlântico, perto da Venezuela.

Quando ele vai chegar e onde não sabemos. Essa história real consiste numa aventura com todos as variáveis de uma brincadeira grandiosa – um sonho, um desejo que transforma o sonho em um desafio realizável, ousadia, alguns estudos, previsibilidades e imprevisibilidades, magia e simbolismo.

Não podemos esquecer que há elementos que caracterizam as crianças e o mundo infantil como a curiosidade e o seu poder de fantasiar, de imaginar e de criar.  A imaginação é uma força que não se opõe ao pensamento lógico e racional. Ao contrário, é a boa semeadura para as criações e transformações humanas.

É uma força capaz de promover mudanças estruturais na vida de todos.  Essa força se alimenta de curiosidade e favorece “experiência e conhecimento com sentido” para a vida.  Alguém sabe nos dizer o que alimentou os grandes navegadores a viajarem além-mar? E ao Santos Dumont para inventar o avião?  E ao Thomas Edson, aos Beatles, ao

Picasso, à Djanira, aos irmãos Lumière? Esses mudaram a história e ufa, ainda falta gente nessa lista!

(*) Angela Borba e Maria Inês de C. Delorme

Leia a matéria publicada pela Revista Galileu em 26/04/2018 clicando aqui.

FOTO: CORTESIA DE MACNEILL FERGUSON, disponível na matéria.

0 comentário em “Imaginação, curiosidade e ousadia: ouçam as crianças!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: