Olimpíada do Rio: onde estão as crianças?

Papo de Pracinha (*)

1444722355_88A cidade vem sorrindo e acolhendo moradores e visitantes. Os dias têm sido bonitos, em sua maioria, com sol e brisa. Os jogos têm sido um sucesso. Há paz, muitas cores e alegria pelas ruas.

E as crianças da cidade, onde estão?  No que se refere à organização da Olimpíada, pode-se dizer que elas tenham lugar garantido nos jogos, no colo dos pais, sem pagar ingresso, até os dois anos de idade. Daí em diante, com comprovante da creche ou da pré-escola, podem pagar apenas meia entrada.

No entanto, as creches, pré-escolas e escolas públicas da cidade não estão funcionando durante os jogos e as particulares, em alguns casos, em horário reduzido ou apenas para aqueles que em geral são do horário integral. E os pais, em sua maioria, trabalhando, com exceção feita para os funcionários públicos e para algumas empresas, em função da localização, eventualmente com horário diário alterado.

A tarefa cidadã de envolver as crianças nos esportes olímpicos e na vida da cidade ficou restrita às instituições educativas, e não chegou a preocupar a equipe organizadora do evento. Com isso, e mais uma vez, deixou para elas a possibilidade pouco interativa de acompanhar os jogos pela televisão, com mais opções para aqueles que têm acesso à tevê à cabo. Tal como se fossem estrangeiras em sua cidade.

Embora isso não preocupe aos organizadores e, talvez, nem a maioria dos adultos, a cidade maravilhosa e olímpica também pertence a elas, as crianças cariocas e brasileiras.

O que elas têm feito nesse período para acompanhar a Olimpíada e saírem do empareda-mento de suas casas, nesses dias olímpicos ensolarados?

Que legado se pode dizer que a Olimpíada carioca tenha deixado para as crianças? Talvez apenas as moedinhas de um real com os esportes olímpicos e as mascotes nela impressas porque um boné, o boneco Tom e o Vinicius, por exemplo, não têm preço acessível à maioria das crianças cariocas.

(*)Autoras: Angela Meyer Borba e Maria Inês de C. Delorme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s