Cante e vibre como criança. Cantar é estar vivo!

Cacala Carvalho (*)

 

Não acho fácil parar e escrever sobre coisas simples, comportamentos habituais e rotineiros. Cantar pra mim é algo assim, faz parte da minha vida, todos os dias.  Mas por quê?  Por que eu canto?

Digo a vocês com absoluta certeza que eu sempre cantei. Eu cantava antes de falar e desde sempre. E sabem por quê?  Porque cantar é igual a estar vivo.

Cantar é estar “a plenos pulmões”, sem ter exatamente um “para quê”. É função vital sendo plenamente exercida. É gerar vibrações, ritmos, movimentos e sentir as respostas sonoras que vem de volta. Cantar e ouvir cantar é antes e além dos significados! É a essência pura de brincar, é descontrole criativo. É cutucar o mundo com o som do seu corpo e ser cutucado de volta por ele.

Pensa comigo. Cantar é força tão poderosa que uma criança que nasce e começa a fazer música, com seus balbucios, seus “barulhinhos”, suas melodias vocais, é capaz de ensinar aos pais (e a toda gente que convive com ela) a de novo produzir sons usando o improviso, a liberdade e a criatividade sem barreiras e sem limites!!!!

A criança vai crescendo, aprendendo a falar, dando sentido aos sons, cultivando afetos e fazendo trocas através dos sons. A música livre, descontrolada e criativa vai cedendo espaço ao processo da comunicação, e ganhando outras nuances. Alguns ritmos e melodias vão sendo fixados em significados. Vão se estabelecendo os sotaques, as afinações (e desafinações), as entonações cheias de propósitos e desejos. Enfim os sons vão assumindo funções cada vez mais complexas e necessárias na dinâmica da vida em grupo.

Mas todos somos um poderoso vulcão infantil de sons. A possibilidade libertadora de cantar sem ter “para quê” existe! O êxtase do puro impulso sonoro (nossos “plenos pulmões”), sem molde sem amarras, é matéria prima que se pode acessar a qualquer momento.  E garanto a vocês: não tem caminho mais direto, lindo e divertido que cantar com as crianças. Cante com elas e escute-as, porque elas nos reconectam à essência do que somos. Elas sabem que cantar é vibrar, e vibrar é estar vivo!

(*) Cacala Carvalho é cantora, compositora, preparadora vocal, arranjadora e regente de coros. Gostou do texto? Vai lá e curte a minha página no  Facebook: https://www.facebook.com/pages/Cacala-Carvalho/110657058968544

** Foto de Ana Friaça.

 

2 comentários sobre “Cante e vibre como criança. Cantar é estar vivo!

  1. Texto sensível e digno a quem se propõe a ensinar o outro a respirar na melhor hora e soltar a voz.Obrigada, você tem um cantinho só seu na minha emoção.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s