Sobre Valentina, MasterChef junior e #primeiroassedio

 

Nos últimos dias, o facebook foi tomado de emoção, dor, compaixão e cumplicidade com a ampla resposta à hashtag #primeiro assédio, provocada pelo caso da menina Valentina, participante do programa MasterChef Junior (Tv Bandeirantes). Como sabemos, Valentina (12 anos) foi alvo de uma enxurrada de mensagens de conotação sexual e pedófila, via internet e semi-anônimas, já que os autores podem vir a ser identificados. A união espontânea, produtiva e rápida para responder ao descalabro posto é um tapa na cara da sociedade machista que naturaliza a violência contra as mulheres. Parabéns ao povo do @ThinkOlga, que discute questões feministas,  pelo senso de oportunidade responsável, lançando, já no dia seguinte aos nocivos comentários, a chamada #primeiroassedio para as mulheres falarem, livre e abertamente, sobre os casos de assédio e de violência de que foram vítimas. Homens e mulheres se mobilizaram, com agilidade e coragem redobradas, comprovando que o ambiente virtual também pode ser usado a favor delas, crianças e mulheres, para protegê-las, empoderá-las e exigir o respeito a que têm direito. A força da reação, sem dúvida, traz um sopro de esperança de que dias melhores virão para todos, em especial para as mulheres que “podem definir os rumos do mundo”, como defende o @ThinkOlga.

Para saber mais:

http://agazeta.redegazeta.com.br/_conteudo/2015/10/noticias/cidades/3912517-menina-sofre-assedio-apos-programa-de-tv.html

 

GAZETA Online, versão impressa

(disponível na internet em 22/10/2015- 21h40 – Atualizado em 23/10/2015 – 08h25)

Menina sofre assédio após programa de TV         

Valentina, 12 anos, foi vítima de uma enxurrada de comentários com conotação sexual

Valentina teve seu nome entre os assuntos mais comentados em rede social

Uma menina de 12 anos, com roupas comuns, sem maquiagem, cozinhando em um programa de televisão. Nenhum aspecto que pudesse chamar atenção à sexualidade, mas isso não impediu que homens adultos se referissem a ela nas redes sociais como uma “vagabunda”, “ “safada” e fazendo alusão ao estupro.

Os comentários, considerados pedófilos por especialistas, vieram à tona e tornaram-se alvo de debate, após a garota, Valentina, iniciar sua participação no programa MarterChef Junior, da rede Bandeirantes de televisão, a Band, em que várias crianças disputam o título de melhor cozinheiro.

As colocações com conotação sexual e ofensivas chocaram por se dirigirem deliberadamente a uma criança e fizeram acender questionamentos sobre a cultura do estupro e os limites da sociedade, em que homens sentem-se confortáveis para fazer esse tipo de agressão publicamente.

O pai dela, Alexandre Schulz, contou à imprensa que a família se preparou para a repercussão do programa, mas a situação saiu do controle. “A gente já tinha chamado uma pessoa para tomar conta do Twitter dela porque estávamos preparados para o assédio e as consequências possíveis, mas não imaginávamos encontrar tarados”, disse.

Exposição

Ele ressaltou que teve até quem pedisse a foto a menina nua e também explicou que ela só vê os comentários após aprovação familiar.

Isso, entretanto, não impedirá Valentina de ouvir alguma piadinha de mau gosto e de ficar sabendo o que se passa. “Mesmo que estejam filtrando, ela tem amigos e colegas, de uma forma ou de outra já está exposta. A consequência é que ela pode até entrar em depressão, sentir-se culpada”, aponta a psicóloga e pedagoga Ellen Camargo.

Em nota, a Band lamentou os comentários, classificados como de extremo mau gosto. “O foco do programa é o talento das crianças, e nem de longe, há qualquer provocação a esse tipo de estímulo”, disse a rede.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s